Pastor Alemão: Saiba tudo sobre essa raça no nosso - Guia Completo
O Pastor Alemão é uma das raças mais bonitas e imponentes que existem, mas você conhece sua história?
Uma característica marcante deles é que quando criados em casa, podem ser completamente dóceis e fiéis aos donos, mas estão sempre em prontidão para defender seu lar.
Eles também são conhecidos por trabalharem junto aos guardas e policiais, justamente porque são inteligentes e conseguem entender os comandos de seus tutores.
Contudo, assim como qualquer outra raça, o Pastor também requer alguns cuidados, que vamos abordar em nosso Guia.
Por isso, siga nessa leitura e saiba tudo sobre a raça de cachorro Pastor Alemão, o blog Limpatinha preparou um Guia Completo com carinho para você!
O que é? Como cuidar? Quais os tipos?
Ter um Pastor Alemão é o sonho de muita gente, afinal, essa é uma raça de cachorro, criada na Alemanha, a partir de outras raças de pastores já existentes.
O Pastor Alemão, também conhecido como Capa Preta, foi reconhecido como uma raça em 1908 pelo American Kennel Club (AKC).
Hoje, existem outras variações do Pastor, contudo, todos requerem os mesmos cuidados.
Portanto, nesse artigo, você vai saber tudo sobre a raça e os cuidados necessários para aqueles que desejam ser tutor de um.
Guia completo Pastor Alemão: O que preciso saber?
O Pastor Alemão surgiu na Alemanha e foi instruído na sociedade pelo ex-capitão Max Von Stephanitz, quando ele viu e gostou de um cão pastor.
Ao adquirir o exemplar, o ex-capitão, resolveu criar a partir dele uma raça padrão, hoje conhecida como Pastor Alemão.
O Pastor possuía muitas habilidades físicas e mentais, por isso, ele foi usado em serviços militares.
Na Primeira Guerra Mundial, o Pastor Alemão foi usado principalmente como mensageiro, mas sua eficiência em prestar socorros aos combatentes chamou a atenção de todos.
Os cães se popularizaram em outros países, como nos Estados Unidos, contudo, para que ninguém os identificasse como sendo Alemão, seu nome acabou sendo modificado.
Nos Estados Unidos eles passaram a ser conhecidos como Cão Pastor e no Reino Unido como Lobo da Alsácia, entretanto, o nome Pastor Alemão acabou sendo reintroduzido posteriormente.
O Pastor Alemão, também é famoso na TV e, dentre os principais filmes, ele se destacou em As Aventuras de Rin Tin Tin.
No Brasil, a raça de cachorro Pastor, chegou em 1920 com a imigração de centenas de alemães.
Agora que você já sabe um pouco sobre a história do Pastor Alemão, antes de falar sobre os cuidados que devemos ter com ele, você vai saber quais são as variações dessa raça incrível.
Quais são as variações da raça Pastor Alemão?
As variações da raça Pastor Alemão, são caracterizadas pela pelagem dele, sendo o de pelo curto e o de pelo longo.
O Pastor Alemão de pelo curto é o mais comum de ser encontrado, inclusive no Brasil, as cores até podem variar, mas todos possuem subpelos, que os protege das temperaturas frias.
Já o Pastor de pelo longo, também possui diferentes cores, entretanto, seu pelo pode atingir até 10 centímetros de comprimento.
Sua pelagem também é dupla, ou seja, eles também possuem os subpelos de proteção térmica, e ambos devem ser escovados de duas a três vezes na semana.
Agora que você já conhece as variações de Pastor que existem, confira em seguida, os tipos de raça que você pode encontrar.
Tipos de Pastor Alemão de pêlo curto ou longo
- Pastor Sable;
- Pastor Capa Preta;
- Pastor Preto;
- Pastor Panda;
- Pastor Branco;
- Pastor cinza.
E o Pastor Belga? Não se enquadra em um tipo de Pastor Alemão? Veja a seguir!
Pastor Belga
Embora sejam parentes, o Pastor Alemão Belga é uma raça distinta, portanto, também possui variações.
As características e cuidados são os mesmos, ou seja, é uma raça muito semelhante da outra, veja a seguir as variações do Pastor Belga:
- Pastor Belga Groenendael;
- Pastor Belga Malinois;
- Pastor Belga Tervuren;
- Pastor Belga Laekenois.
Cuidados que o tutor deve ter com o Pastor
Esses são os tipos de Pastor Alemão que existem e todos requerem cuidados com a alimentação, vacinas e visitas regulares ao veterinário.
Além disso, o Pastor Alemão pode desenvolver um problema genético, a Displasia Coxofemoral, ou seja, uma má-formação no quadril.
O problema causa dores e dificuldade de locomoção, portanto, o acompanhamento veterinário deve acontecer com frequência.
Por ser um cachorro de porte grande, o Pastor Alemão precisa de espaço para se desenvolver, portanto, é interessante que você tenha um quintal para sua criação.
Essa raça adora correr e brincar e se o seu espaço não for tão grande para ele, é preciso realizar passeios diários.
Apesar do tamanho, eles são fiéis, aprendem rapidamente os comandos, são extremamente corajosos e muito protetores, portanto, não aceitam pessoas estranhas com facilidade.
Outra questão que se deve ter preocupação é com a dentição do Pastor Alemão, afinal, o tártaro pode causar dores e a perda do dente.
Por isso, nós indicamos o Xó Bafinho, um produto que pode ser diluído na água para fazer diariamente a limpeza dos dentes de seu Pastor.
Portanto, indiferente da variação ou do tipo de Pastor Alemão, todos devem contar com o mesmo cuidado e atenção.
Qual a melhor maneira de proteger meu Pastor nos passeios diários?
Todos os cães gostam de passear de coleiras nas ruas, parques e praças, entretanto, precisam de cuidados nesse quesito também.
Um deles é não sair com seu cachorro quando o sol estiver muito alto, por isso, dê preferência em sair bem cedo, ou de tardinha.
Além disso, nunca se esqueça de levar uma garrafa de água para seu pet, afinal, assim como nós, eles precisam de muita hidratação.
Outra questão que deve ser considerada são as patinhas do seu cachorro, eles não usam sapatos, então, cuidado onde você o leva para passear.
Sem contar que nas ruas existe todo tipo de sujeira, portanto, você precisa higienizar as patinhas do seu cão ao voltar para casa.
Nesse caso, nós indicamos o Limpatinha, um produto testado que além de hidratar as patinhas do seu pet, ainda limpa e protege contra vírus e bactérias.
Agora que você já sabe quais são os cuidados que deve ter com seu Pastor Alemão, uma curiosidade que todos tem é sobre o preço, será que eles custam muito caro?
Quanto custa um Pastor Alemão?
Antes de saber quanto custa um Pastor, é importante ter em mente que só devemos comprar um pet de um local que se preocupa com seus cães.
Outra questão é que seu pet precisa ser amamentado pela mãe por pelo menos dois meses para receber a proteção dos anticorpos.
Com isso, um Pastor Alemão filhote com Pedigree, custa em média R$ 4.000,00 mil reais, e deve ser adquirido somente com responsabilidade.
Os cães são parte da nossa família e, embora existam raças muito bonitas, todos eles merecem um lar com carinho e atenção!
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Não deixe de
acompanhar nossos próximos posts no Blog!